Tecnologias contribuem para o desenvolvimento da jornada do cliente de forma otimizada e segura
por Alencar Marabiza*
Os últimos anos foram marcados pelo desenvolvimento acelerado de novas tecnologias e o aprimoramento das já existentes. Estamos prestes a vivenciar inovações que crescem de forma exponencial: computadores com grande capacidade de processamento de dados, popularização da internet, smartphones, computação em nuvem, machine learning e deep learning. Hoje vivemos a era da informação, na qual a transformação digital coloca os negócios em ebulição e movimenta até mesmo as empresas mais tradicionais, que já começam a entender que processos podem ser alavancados quando digitalizados.
Essa evolução também alcança o mercado das seguradoras. A tecnologia automatizou, por exemplo, os antigos formulários em papel. O armazenamento e a organização mais inteligente dos dados oferecem o poder da previsibilidade, buscando informações em silos de dados nunca imaginados. O desenvolvimento de ferramentas no setor têm se concentrado na busca por formas de tornar cada vez mais ágeis e eficientes os processos – que precisam ser conhecidos a fundo antes de se iniciar o caminho da digitalização e automação.
Nesse contexto, as companhias de seguros incrementam cada vez mais a experiência com os seus clientes (user experience), de forma a transformar seus negócios. Veja a seguir uma breve descrição da evolução nos últimos 20 anos:
Tecnologias de aprendizado de máquina
Ao falar sobre tecnologias de automatização, a inteligência artificial é uma das principais tendências. Podemos dividir as ferramentas existentes em dois tipos:
Muitas seguradoras caminham para a automatização completa de seus processos. Algumas, inclusive, já usam o machine learning para a abertura de um sinistro, ou no serviço de atendimento ao cliente. Estamos no meio dessa curva de aprendizagem, que fica exponencial na medida em que muitas empresas trabalham em projetos semelhantes.
O uso de tecnologias no setor de seguros está mudando a forma de atuação das seguradoras e a interação com o segurado. Enquanto a empresa tem maior controle e facilidade no processamento de dados, fechando contratos com mais segurança, por sua vez o segurado encontra facilidade e rapidez em contratar seguros, além de ter praticidade na hora de acioná-los.
(*) Alencar Marabiza é diretor comercial da Sistran
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Foto: Shutterstock
9 de novembro de 2018 | Atualizado dia 6 de novembro de 2018
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